domingo, 16 de março de 2014

O Festival da Canção


Há já algum tempo que se fala que o festival da canção está com cada vez menos qualidade. É verdade. Se há uns anos levámos uma canção tão bonita e tão intensa como 'A Senhora do Mar' ou outra tão doce e descontraída como 'Todas as Ruas do Amor' e nunca ganhámos, então que comecemos por outros sítios.
A canção de este ano é a típica canção que não tem grande qualidade, é a canção da festa popular, que fica no ouvido, que todos cantam e ninguém gosta, numa de tentar repetir a proeza de sucessos como 'O Ritmo do Amor' ou, internacionalmente 'Ai se eu te pego'. Se vai resultar? Não sei. Estamos a competir com países europeus, que tipicamente lhes pode faltar um quê de descontração.
Eu continuo a achar que um fado intenso, daquele que nos arrepia e que nos enche de orgulho era a melhor solução para ganharmos isto de uma vez. Até esse dia acontecer, ficamos com o nosso lado mais popular, o dos arraiais de Verão, que aproxima os portugueses pelo mundo ao seu querido mês de Agosto e que aos que cá estão os transporta para um lado que, lá no fundo, até gostam.