domingo, 2 de fevereiro de 2014

Alerta Censura

Até ontem, sempre acompanhei pacificamente as notícias na TVI sobre a praxe e a tragédia no Meco. Achei que sim, poderia haver algum sensacionalismo à mistura mas nunca dei grande importância a isso.
Mas ontem tudo mudou. Dizia a TVI que o impacto dos grupos anti-praxe nas redes sociais cada vez aumentava mais. E os grupos a favor da praxe?! Mais tarde, fui para o facebook confirmar se, de facto, era eu que andava a ver só o mesmo tipo de páginas. Mas não: o maior número de páginas e que tem mais pessoas é, precisamente, a defender a praxe.
Independentemente da opinião que se tenha sobre o assunto, começa aqui um problema bastante grave. Que tipo de jornalismo é este que filtra a informação e só seleciona aquela que lhe interessa, não dando, neste caso, ao espectador a possibilidade de analisar as duas faces da moeda e tirar as suas próprias conclusões?! 
Não é preciso saber muito de história para nos lembrarmos de casos onde o acesso à informação era muito limitado, ou não fosse um povo inculto bem mais fácil de manipular.
E tudo isto é assustador. Quantas e quantas pessoas formam opinião com base em dados previamente escolhidos?! Será que eu acho que tenho uma opinião sobre determinado assunto mas, na verdade, estou só a ter a opinião que um determinado tipo de 'fornecedor de informação' quer que eu tenha?! De que forma é que eu estou a ser manipulada?! Até que ponto isto é um atentado à minha liberdade de expressão.
Este é um caminho muito perigoso. 
Pelo menos, a partir de agora, desconfiança ao mais alto nível para quando me for informar do que quer que seja.