Eu sei, eu sei, já devia ter falado disto há mais tempo, mas o que é que querem, eu também tenho frequências e não possuo um tempão para estudar como acontece com os exames nacionais, caso contrário não ostentaria o meu mais belo ar de zombie.
Ora, pois bem, dizem por aí que sai Felizmente Há Luar e Mensagem. Eu já tinha dito aos meus miguxos fofuxos que se preparassem para um ataque do Nando, que o ano passado só deu o ar de sua graça em segunda fase e foi no texto expositivo argumentativo. Quanto ao Felizmente, não metia as minhas mãos no fogo. Há um ano, fui cheia de confiança que ele ia lá estar, lindo e maravilhoso, para ser descrito por mim e tau, nem vê-lo. Nem eu, nem os pequenos que foram à segunda fase. Por isso...
Eles se quiserem ser matreiros, metem lá o Memorial, que apareceu na 1ª e na 2ª fase do ano passado e estão à espera que ninguém esteja à espera.
Aquilo que não vale a pena estudar é Os Lusíadas. E porquê? Primeiro porque não há nada de 12º só d'Os Lusíadas (eu estava sossegadinha no meu exame a tentar lembrar-me de coisas que dei no 9ºano) e depois porque eles saem de forma mais espaçada e com menos frequência do que aquilo que, efectivamente, está no programa.
Boa Sorte que este é o exame mais fácil das vossas vidas!!