Quando somos crianças, fazem-nos muitas vezes esta pergunta, ou os tios irritantes e nos enchem de beijos porque só nos vêem uma vez por ano, ou as professoras no quinto ano, quando querem dar um ar de fofinhas, para não nos assustarmos tanto por se ter acabado o primeiro ciclo.
E, de facto, até ao quinto ano, eu sabia muito bem o que queria ser e respondia orgulhosamente quando me faziam a clássica pergunta.
Depois os anos foram passando, comecei a ter outras áreas de interesse, e também jurava a pés juntos que ia fazer aquilo, que ia ter uma grande carreira de sucesso nesta ou naquela área e que agora era de vez, não ia mudar de ideias, porque era mesmo daquilo que gostava.
Claro que estas paixões duraram um ou dois anos, e eram quase como aqueles amores que nós temos pelo novo jogador de futebol, por aquele cantor giro e etc e tal.
Agora, hoje, nesta altura, já tenho medo dessas indecisões. Sei que há muita coisa que eu gosto, mas que tenho de pôr de lado, porque a vida não está fácil e porque não me apetece muito andar a tirar um curso para depois ir lavar escadas. Não que seja alguma vergonha ir lavar escadas, mas porque ir para a universidade, matar-me a estudar e gastar um dinheirão é uma coisa que devia ter uma melhor recompensa.
E depois há o problema de "o que é que eu afinal gosto?". Quando penso nisso, chego à conclusão de que gosto de tantas coisas, de algumas coisas que até parecem contraditórias, mas será que gosto delas as ponto de fazê-las para o resto da minha vida?
A parte positiva disto tudo é que agora ninguém faz a mesma coisa para o resto da vida, podemos sempre descobrir uma nova área, investir nela e até ter algum sucesso. Mas que custa pensar que temos que abdicar de coisas que gostamos, para ver se termos um emprego decente, ou que temos que ponderar em várias coisas, fugindo a nossa vocação, isso custa.
Felizmente, não sofro do mal de muita gente, que é querer ser uma coisa desde os três anos, chegar ao site da Dges, ver as médias e pimba, lá se vai o sonho. Ai, é nestas alturas que penso "abençoadas sejam as minhas mudanças de paixões por determinadas áreas".
Enfim, decisões e complicações típicas de qualquer aluno. Help!!
Sem comentários:
Enviar um comentário