segunda-feira, 26 de março de 2012

Diário de aluna #4

Pediram-me para comentar dois assuntos e eu, como jóia de girl que sou, vou fazê-lo.

O rapaz que se mandou pela janela em Lloret del Mar
Não sei muito sobre o assunto, tenho lido algumas notícias, visto nos telejornais, mas isso é o que tem feito toda a gente.
Caso alguém tenha mandado o rapaz janela abaixo, o caso é grave, muito grave, significa que se tem um assassino na turma (credo!) ou então que se tem um inconsciente que não tinha bem noção do que estava a fazer, mas que agora está com um sentimento de culpa e vai ficar afectado por muito tempo.
Caso ele se tenha mandado varanda abaixo, é igualmente grave. Ora bem, para ter feito isto, só há uma explicação: problemas psicológicos graves, muito graves. Isto porque se não havia álcool nem dorga, não encontro outra explicação.
Os problemas psicológicos nos jovens, às vezes acontecem de uma forma que não se percebe bem, conheço uma rapariga que tem uma vida familiar estável, e que se tentou matar só porque o namorado acabou com ela. É estúpido, eu pelo menos acho mesmo muito estúpido, matar-se por causa de um boy, que a fez sofrer, esquecendo que tem maravilhosas pessoas que a adoram. Mas, voltando ao rapaz de Lloret, dou por mim a pensar que não sei o que é que ia na cabeça dele (desgosto de amor? problemas em casa? notas más que não lhe davam para entrar no curso que queria?). Pode ser tanta coisa...
E depois há a parte dos colegas. Diziam que a turma era muito unida (mas já sabe, caso tenham ido perguntar as colegas, quando alguém morre e promovido a melhor pessoa do mundo - não levem a mal, mas é verdade, eu sei e vocês também sabem). Mas se for mesmo unida, os colegas devem estar completamente traumatizados. Nestas alturas pensamos logo: e se fosse na minha turma? ver aquele lugar vazio? olhar para o lado e faltar lá aquela pessoa? perguntarem-me pela minha VF e responder isto?.
Bom, mas o melhor mesmo é ver no que é que isto vai dar, deixarmo-nos de especulações, que a polícia lá há-de estar a fazer o seu trabalho.

As novas medidas do Nuno Crato
Já não posso ouvir falar do homem e cada vez gosto menos dele. Ainda hoje de manhã, quando estava a ouvir a Isabel Alçada, estava a constatar que ela sim, era uma fofa.
Ora o Nuno Crato que exigência, quer levar Portugal a um grau muito superior, mas devia perceber que isto tem que se fazer progressivamente.
E depois quer dar mais ênfase ao Português e à Matemática. Eu percebo quanto ao Português, há miúdos que não dizem nada, não sabem falar (mesmo). Quanto à Matemática (e não tendo nenhuma fobia em relação a ela, a sério que não), não percebo muito bem. Eu sei que ele é lá todo dos números, mas conheço muito boa gente que até ao nono ano, se viu aflito com a Mate, que odiava aquilo, mas que depois foi para Humanidades, meteu-se em Literatura e nunca mais lhe pegou. Para essas pessoas, não seria muito mais importante, levar com uma dose de História extra, em vez de uma de Matemática? Sim, era melhor, mas não faria sentido para os que fossem para Ciências no Secundário. Percebem agora porque é que eu digo que há coisas aqui que não fazem sentido?

Sem comentários:

Enviar um comentário