sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os primeiros dias de faculdade

O tipo de saudade que sentimos nunca é igual. Provavelmente, o que nos atormenta mais, é a saudade por aquelas coisas que não voltam. Os primeiros tempos de faculdade, são mais ou menos assim.
Apesar de todos os anos haver um recomeço, um novo ano, novas caras (muitas novas caras), a verdade é que nada é como o primeiro ano, o primeiro dia. Chegar-se a um sítio onde não se conhece ninguém, imaginar as muitas histórias que essas pessoas devem ter para contar, tentar fazer um esforço para conhecer quase todas, até para percebermos com quem é que nos podermos dar melhor. E depois, do melhor que ali pode haver, o facto de ser tudo não recente não permite que exista espaço para intrigas, para olhares de lado (só olhares de medo, convenhamos), para a rivalidade de sempre 'aquele tem melhores notas que eu'. 
É uma fase muito gira, apesar de difícil. Também é uma fase que só acontece uma vez e... felizmente. Talvez por estarmos tão habituados a viver com uma certa segurança das pessoas que estamos ao nosso redor, acabamos por olhar para aqueles dias como 'foram bons, tenho saudades, mas não me apetecia viver tudo outra vez, decorar mais nomes e caras, não saber com quem poderia falar e até que ponto estava a ser simpática ou chata'.
Não passa da fase clássica dos primeiros dias de relações, a partir daí trabalha-se todos os dias, um bocadinho, para o que aí vem seja ainda melhor.

1 comentário: