Ontem, uma amiga minha dizia-me qualquer coisa como: o X diz que desde que foi para a faculdade, não é a mesma pessoas. Agora como está num sítio onde ninguém o conhece, faz todas as figuras tristes que possas imaginar porque já não vão comentar esta ou aquela coisa.
Isto não me chocou, claro, conheço pessoas que fizeram exactamente o mesmo e agora quando vejo as páginas de facebook das mesmas, tenho a sensação de que aquelas não foram as pessoas que conheci há uns anos atrás. Apesar disto, não é por isso que acho que seja uma boa ideia.
Sim, vai-se para a faculdade, ganha-se mais independência, pode haver um maior autoconhecimento mas não acredito que alguém dê uma volta de 180º. Acredito sim que, todas aquelas pessoas com alguma 'frustração' e que viviam debaixo de muitas pressões chegam lá, encontram o paraíso na terra e é loucura dia sim, dia sim.
Mas se as pessoas mudam tanto, como ficam as relações que já tinham antes da mudança? Uma coisa é mudar de estilo, rapar o cabelo ou começar a ouvir Broa de Mel. Pronto, percebe-se que há certos gostos que são momentâneos ou que são notados com o passar do tempo. Já se mudarmos as trocas para 'tornei-me um arrogante', 'acho que sou mais que os outros', 'agora tenho uns amigos novos e em 352 dias do ano apetece-me mandar-te passear', nestas casos é mesmo melhor sermos nós a mandá-los passear. Eu durante este primeiro ano aturei muita coisa, pensei que muitas situações eram justificadas com a falta de tempo ou com a adaptação pouco fácil, mas a partir do momento em que levo com más respostas e só vêm ter comigo por alguma coisas que lhes dá jeito, adeus. É a vida.
Claro que, como em tudo nesta vida, isto depende de cada um. Pessoalmente, nunca achei que tivesse mudado nem nunca me disseram que tal tivesse acontecido. Não ando cá para me tornar a mais popular, a que faz as figuras mais tristes ou a que quer ter duzentos e mil gostos em cada foto no facebook. E também as minhas ex-pessoas que agora têm isso como principal objectivo de vida, pois, não passam de isso mesmo, de ex-pessoas.
Prioridades, fofinhos, prioridades.