sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Qual o ano mais difícil do secundário?

(Eu a continuar a responder aos meus estimados leitores)

Sinceramente, aquilo que a minha experiência me diz, é que não há propriamente um anos mais difícil. Há sim, períodos mais difíceis, mas isso não depende só das matérias ou dos anos, mas daquilo que nos está a acontecer fora da escola, seja com a família, amigos, vizinhos e tudo mais.
Pessoalmente, o que me custou mais foi o final do primeiro período do décimo ano. É aquele fase em que se acabam as boas-vindas ao secundário e se começa a trabalhar a sério. No fundo, é quando se dá o choque, quando nos apercebemos da nova realidade (acima de tudo, da nova exigência) e aí pode haver dificuldades.
Se me perguntassem qual dos três anos foi mais difícil e se tivesse meeeesmo meeeeeesmo meeeeeeeeesmo que responder, acho que diria o décimo. Pelo menos foi o que custou mais a passar, os outros puuuf, voaram tão depressa que só de pensar na velocidade a que passaram até me arrepio. Mas voltando ao cerne da questão, acho que foi mais difícil por causa da adaptação (a mais difícil que passei porque pela primeira vez, foi tudo novo... escola, turma, professores). Também foi quando tive piores notas, mas isso é um mal comun, apercebemo-nos que a nossa média é uma porcaria quando vemos que estamos a meses de fazer a candidatura ao ensino superior.
Se me perguntassem qual o período mais difícil era mais fácil. O primeiro período é sempre o que parece maior (talvez seja, até) mas passa mais devagar que os outros, então quando começa a Primavera, é para esquecer, parece que andámos lá três dias com bom tempo, porque as recordações estão todas nos difíceis e intermináveis dias com cinco casacos em cima.
Ah, e a questão do mais difícil baseia-se muito nas nossas preferências e nas nossas dificuldades. Há pontos que são clichê, como FQ é mais difícil no 11º (pela parte que me toca, confere) e que BG é mais fácil no 11º (pela parte que me toca, não confere), que Matemática é mais difícil no 11º (pela parte que me toca, não confere) e que Português é mais difícil no 12º (eh, não é que seja mais difícil, há é muita coisa para dar e temos uma overdose de poesia).
Enfim., lamento não poder responder com mais exactidão a esta questão, mas acho mesmo que não há uma resposta errada. A seu tempo, poderão tirar as vossas conclusões. Até lá, mantenham a calma, que os hão-de fazer os três anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário