quinta-feira, 12 de julho de 2012

Diário de aluna #4 - O DIA DO BAILE DE FINALITAS

Estava a ver os Morancos com Açúcar (epah, eu sei que aquilo está decadente, mas estou de férias e não tinha mais anda que fazer) e hoje era o dia do baile de finalistas deles.
Como muita gente gosta de sabe os relatos dos bailes de finalistas, passo a contar a minha. Mas só quero antes referir que a nível de espectáculo não foi nada como o dos MCA, nem houve aquelas piroseiras dos pares nem nada disso. Mas adiante.
Ora bem, o baile de finalistas começa logo no décimo, quando se começam a ver os finalistas a preparar tudo. Pensamos logo como é que será quando for a nossa vez e até lá vamo-nos entretendo com o dos outros.
Mas quando se chega ao ano do baile as conversas começam a centrar-se nos vestidos, nos sapatos, nas clutchs, nas make-up, nos penteados... E não há ninguém que resista a fazer a pergunta "e já tens o vestido para o baile?".
É uma verdadeira agitação, então dois dias antes como a preparação à séria. Na véspera é dia para as depilações e para algumas pessoas para a manicura (claro que o verniz escolhido já está pensado ao tempo).
No próprio dia então é para esquecer, se for ao sábado é o menos, mas como já há muito baile a ser numa sexta, é a loucura. Basicamente, é dia para não se comer. Isto porque na verdade não há tempo. Marca-se o cabeleireiro para as três da tarde, mas quando damos por nós (e só tendo tomado o pequeno-almoço, umas bolachinhas a meio da manhã e uma empada) ainda falta arranjar as unhas e a make-up. E depois é o vestir, que nós andamos convencidas da vida que é rápido, mas depois é uma complicação do pior. São as meias de vidro que se rompem a uma facilidade que OMG, é o vestido que tem que estar na perfeição, a lingerie que não se pode notar, os sapatos que não podem estar nem largos nem apertados, a clutch que tem que levar três mil coisas quando só tem espaço para meia dúzia... e no fim disto tudo temos que aparecer completamente deslumbrantes.
A par desta parte mais dada para o look, o que é que se passa efectivamente nesse dia?! Ora bem, é dois beijinhos para cá, dois beijinhos para lá, mais um "estás tão bonita", "adoro os teus sapatos".. Mas também é um dia para juntarmos toda a nossa gente, para olhar para a direita e estar lá um amigo, olhar para a esquerda e estar um colega, olhar em frente e estar lá aquele professor que tanto gostámos há dois anos e que veio ao nosso baile todo babado só para nos dar um beijinho e os parabéns. E isso é bom, é o melhor. É podermos concentrar todas as pessoas que fizeram este percurso connosco, podemos gritar ao mundo todo "SOMOS FINALISTAS", podermos ter uma noite em que somos nós as estrelas e podermos ser elogiados pelos nossos professores que fazem questão de dizer "é meu aluno, é meu aluno".
É uma boa experiência, sem dúvida. Acho que todos os finalistas a deviam ter. Depois claro há sempre aqueles que aparecem no baile. Eu própria, quando já andava fartinha de ouvir falar baile, baile e baile só queria que ele passasse, mas, agora que passou, tenho saudades de me andar a pavonear com a capa a dizer finalistas e de todo o mundo me dizer parabéns.
Ficam as fotos para a posteridade (pois, porque os bailes são uma óptima oportunidade para tirarmos fotos giras pra o facebook ahah).

Sem comentários:

Enviar um comentário