domingo, 4 de março de 2012

Os professores gostam mais dos alunos que têm as melhores notas?

Sim, gostam, não vale a pena dizer que não, mesmo que eles façam um esforço para não gostarem. Na maioria das vezes (e só em alguns casos) acho que esta preferência é quase inconsciente e eles (os professores) já nem conseguem controlar isto. Mas a verdade, é que se começam a interessar mais pelos alunos que têm os ditos notões porque eles os entusiasmam mais.
E os melhores alunos, algumas vezes (só algumas, escusamos de nos fazer de parvos porque eles noutras tantas vezes gostam dos benefícios) nem se apercebem que estão a prejudicar os outros colegas, porque querem reclamam mais a atenção do professor, porque eles agarram as oportunidades para responder às perguntas, porque ficam com os melhores trabalhos e etc e tal.
Os outros alunos, sentem-se mal, frustrados porque sabem que também eram capazes de fazer aquilo, mas não lhes foi dada a oportunidade, sentem que a aula é só dada para os meninos bonitos e é óbvio que tudo isto leva à desmotivação. Ora se um aluno é capaz de fazer as coisas, mas se não tem hipótese de fazê-lo e se o seu trabalho não é reconhecido, é mais que normal que deixe de estar motivado.
E depois começa a haver o mau ambiente entre os colegas, a turma começa a deixar de ser turma, começa a existir uma rivalidade estúpida e as coisas nunca acabam bem.
Por isso é que os melhores professores são aqueles que não fazem distinção, porque esses sim, dão oportunidade a todos e conseguem ensinar alguma coisa a cada um dos alunos.
Não vou estar a dizer que nunca fui queridinha de um professor e ser aqui a coitadinha. Sim, já fui (também é verdade que já lá vai algum tempo, muito tempo, na verdade). E sim, adorava. Sentia-me muito mais motivada para ir para as aulas, ia com outro espírito, sabia que tinha liberdade para fazer algumas coisas que alguns não tinham e era desafiador.
Mas muitas vezes estou do outro lado e percebo a injustiça que existe em relação aos outros alunos. Também já pensei "vou fazer os trabalhos de casa só para dizer que fiz, que depois a professora também só vai perguntar as respostas aos inteligentes da frente".
As injustiças começam deste tenra idade...

Sem comentários:

Enviar um comentário