sexta-feira, 18 de julho de 2014

Esse Tempo Já Passou!

Alguém me dizia isto 'esse tempo já passou', enquanto falávamos do quão bom era ir passar férias a casa. Sim, passar férias, nada mais que isso. Porque voltar para casa, para a nossa casa, já é mais complicado. Talvez porque o tempo já passou?
Quem vai estudar 'para fora' sabe que não vai viver sozinha, ganhar ali uma independência, tornar-se absolutamente autónomo. Já aqui falei disto e acho que é uma espécie de progressão, mas num regime muito protegido. Saímos de casa mas não saímos totalmente, da mesma forma que, quando voltamos, também não voltamos totalmente. Fica-se assim um bocadinho com o coração dividido entre dois sítios, entre duas casas, quase que entre duas vidas.
Claro que duvido que ninguém tenha saudades do tempo em que tudo era mais fácil. Oh, se eu tenho. Chegar a casa e não ter que entrar em modo 'espera lá, eu tenho que jantar, e ele não se vai fazer sozinho', não ter que fazer uma lista de compras de supermercado nem ter que pensar que, no dia seguinte, temos que abrir a porta aos senhores que vêm reparar a máquina de lavar. Pequenos prazeres da vida, daqueles com os quais somos obrigados a concordar com o cliché que só damos valor às coisas quando as perdemos.
Mas depois também há o outro lado. Há uma vida com muito mais liberdade, que sabe muito bem, mesmo quando nem abusamos dela, há um hábito de não responder a perguntas clássicas 'a que horas chegas, com quem vais, o que é que vais fazer?', há uma nova experiência, para uns tão boa, para outros nem tanto, há uma aprendizagem de 'como conseguir viver com um desconhecido', há um perceber que os colegas de casa podem começar a ser a nossa segunda família, há um novo conceito de relação, que até então nunca se tinha pensado.
Não sei se alguma vez vou dizer 'esse tempo já passou'. Mas sei que, passados dois anos, percebo muito melhor esta frase. E também sei que há um ano esta das coisas que mais confusão me fazia. Afinal, estar em casa, é sempre tão bom. Mas...

3 comentários:

  1. Um dia também vais sentir isso

    ResponderEliminar
  2. Vou entrar para a faculdade este ano e... como é que desconhecidos passam a familia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, boa questão. Talvez porque desempenham um bocadinho o 'papel da família', são os que partilham e ouvem o que se passou durante o dia quando se chega a casa e que dão um suporte especial.
      :)
      boa sorte para a faculdade

      Eliminar